Make your own free website on Tripod.com

CURITIBA EM FOTOS

ESTA FOTO FAZ PARTE DO CD POSTAL DE CURITIBA

COM 180 FOTOS EM FORMATO JPG/JPEG,AMPLIAVEL ATE O FORMATO 30x45CM

FORMATO PADRÃO NA INTERNET INDEPENDENTE DE SISTEMA OPERACIONAL

 

JARDIM BOTÂNICO MUNICIPAL - CURITIBA FOTOS

O Jardim Botânico de Curitiba , inaugurado em 5 de outubro de 1991 , funciona como um centro de pesquisas da flora do Paraná . Contribui para a preservação e conservação da natureza , para a educação ambiental , na formação de espaçoes representativos da flora brasileira e ainda oferece uma alternativa de lazer para a população.
O nome oficial é uma homenagem à urbanista Francisca Maria Garfunkel Rischbieter , uma das pioneiras no trabalho de planejamento urbano de Curitiba .
Mais de 40% de sua área total que é de 278.000 metros quadrados , correspondem a um remanescente florestal tipico da vegetação regional ( capões ) , com nascentes que formam os lagos ,onde uma trilha leva o visitante a um contato maior com a natureza numa área bem próxima do centro da cidade de Curitiba .
Sua principal atração é uma estufa de ferro e vidro com 450 metros quadrados , inspirada no Palácio de Cristal de Londres , que em seu interior abriga exemplares vegetais característicos de regiões tropicais . Emoldura a estufa um imenso jardim francês com seus canteiros geométricos , cujas flores são plantadas e mantidas por crianças carentes da região , que desta forma aprendem uma profissão e também as primeiras noções de ecologia . Esculturas como "A Mãe" ( situada no jardim ) , também fazem parte da paisagem.
Circundando a estufa há um espaço com 1740 metros quadrados destinado a exposições periódicas , entre as quais : orquídeas , bromélias , ikebanas e bonsais de diversas espécies.
No Museu Botânico Municipal de Curitiba cientistas e pesquisadores de todo o mundo encontram um dos maiores herbários do país , com o que há de mais representativo da flora paranaense e brasileira.
Incentivar o amor à natureza e a sua proteção completam o trabalho científico desenvolvido pelo Museu.
Conhecer e conservar o Jardim Botânico Municipal de Curitiba é uma demonstração de amor à Curitiba e ao meio ambiente do qual todos fazem parte.

Área : 278.000 metros quadrados .
Localização : Av. Lothário Meissner X Rua Ostoja Roguski .
Bairro : Jardim Botânico .
Acesso : gratuito .
Ano de implantação : 1991 .
Fauna : saracura , ouriço , sanhaço , canário-da-terra , preá , gambá e pequenos roedores , sabiá .
Flora : araucária , imbuia , cedro , aroeira , pimenteira e pitangueira .
Estruturas arquitetônicas : estufa , galeria de exposições , Museu Botânico Municipal de Curitiba , bistrô , jardim francês , lago , fontes , pista de cooper , trilhas , sanitários públicos , loja , equipamentos de ginástica e estacionamento .
Horários de funcionamento :
Jardim Botânico Municipal de Curitiba : de segunda-feira a domingo , das 8:00 às 20:00 .
Salão de exposições do Museu Botânico Municipal de Curitiba : de segunda a sexta-feira , das 8:00 às 12:00 e 13:00 às 18:00 , e nos sábados,domingos e feriados , das 8:00 às 18:00 .
Ônibus : Expresso Centenário ou Capão da Imbuia - Jardim Botânico ( a partir da Rua Dr Muricy ) Linha Turismo .

VOLTAR

Todos os direitos autorais do Cd Curitiba Fotos são de Jean Servais Henri Colemonts - cdpostalcuritiba@brturbo.com.br

Copyright of the Cd Postcards of Curitiba Photos : Jean Servais Henri Colemonts - cdpostalcuritiba@brturbo.com.br

Tous droits réservés de le Cd Numerique Postal de Curitiba Photos : Jean Servais Henri Colemonts - cdpostalcuritiba@brturbo.com.br

Todos los derechos del Cd Postal de Curitiba Fotos : Jean Servais Henri Colemonts - cdpostalcuritiba@brturbo.com.br